Primer Congreso de Cuidados Paliativos del Mercosur.

Categories: Leadership.

Ehospice América Latina entrevistó a la Dra. Julieta Carrocinde Fripp, presidenta del Primer Congreso de Cuidados Paliativos del Mercosur.

Esta entrevista es difundida en lengua portuguesa, dado la aparente facilidad de comprensión del texto para la población hispanoparlante. En un futuro próximo, ehospice América Latina introducirá nuevos artículos en portugués, con la consiguiente traducción al castellano, de ser ello necesario.

¿Cómo surge la idea de un Congreso de Cuidados Paliativos para el Mercosur?

Há 9 anos o Hospital Escola da Universidade federal de Pelotas implantou o Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar (PIDI)para pacientes oncológicos com principal objetivo de ofertar cuidados paliativos com equipe interdisciplinar para pacientes com câncer . Por se tratar de um hospital universitario, alem da assistencia sempre existiu a preocupação com o ensino e pesquisa com educação permanente. Por este motivo ja no primeiro ano foi de implantação do PIDI, em 2005, foi realizado o “1er Seminario Interdisciplinar para o cuidado de pacientes oncológicos” com foco em cuidados paliativos. A partir de então nos aos subsequentes houve incremento do evento, com a oferta de temas pertinentes para um publico heterogenio da area da saúde. Após dois anos de descontinuidade, resolvemos mudar o status de seminario para Congresso com abrangencia de países visinho (Mercosul)

 ¿Qué países estarán representados en este Congreso?

Uruguai, Argentina, Brasil e Chile (não faz parte do Mercosul mas possui grande experiencia em CP)

 ¿Qué expectativas tiene del Congreso de CP del Mercosur?

Temos ja a confirmação de mais de 400 inscrições, de varias regiões do estado do Rio Grande do Sul e do país inteiro. Além disso também ja estão publicados cerca de 30 trabalhos que terão apresentação oral durante o congreso. Nossa expectativa é de que consigamos elevar o conhecimento sobre o tema, além de motivar os gobernantes, principalmente do nosso país, para melhorar a oferta de cuidados paliativos em todas as estratégias assistenciais. Além disso pretende-se foratalecer as praticas interdisciplinares, tema do congresso

¿Porqué considera importante un Congreso de Cuidados Paliativos para el Mercosur?

O Cone Sul das Americas precisa ser valorizado, queremos incluir este congreso no circuito das atividades científicas sobre cuidados paliativos, temos cidades gêmeas (Brasil- Argentina, Argentina- Uruguai, Brasil-Uruguai)onde os profissionais manejam com pacientes em situações físicas,  sociais,  culturais e espirituais muito similares. O desafio de trocar experiencias sobre cuidados paliativos entre países com regiões fronteiriças é impolgante e promissor

¿Qué temas considera son de mayor importancia para los cuidados paliativos en el Mercosur?

  • Controle de síntomas e interdisciplinaridade em pacientes oncológicos e não oncológicos
  • Políticas públicas
  • Educação em CP

¿Piensa podría existir algún tipo de acción conjunta beneficiosa para los CP en el Mercosur?

Sim, como ja disse os países do Cone Sul precisam estar integrados para caminhar de forma compartilhada rumo a excelencia com organização de políticas, educação e estratégias assistencias em cuidados paliativos, estabelecendo como meta ZERAR A DOR TOTAL.

Nossa proposta é lançar a campanha:  Cuidados paliativos de excelência – ZERAR A DOR TOTAL NO MERCOSUL

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *